Contar uma história é encontrar as sementes e puxar da raiz a nossa própria história.

Estas são chamadas de karinganas em Moçambique, um dos 55 países do continente africano e divertem e ensinam adultos e crianças. Para que a história comece, o contador grita: “Karingana ua Karingana?” E quem ouve, responde: “Karingana!”. As karinganas, contadas em roda, são ricas em ritmos, danças, cores e ancestralidade. De onde vem nossas raízes?

O espetáculo tem como objetivo aproximar as relações étnicorracias para crianças, embora seja indicado para todas as idades. Temas como escravização da população negra, diáspora, auto estima, ancestralidade, circularidade, meio ambiente, espiritualidade, linguagem e diversidade são abordados através de técnicas de contação de histórias, danças de matrizes africanas, cantos e brincadeiras. Uma das preocupações do grupo é aplicar a lei 11.645/08 que trata da obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas africanas, afrobrasileiras e dos povos indígenas para todos os âmbitos da educação. Desmistificar a idealização de “África” como um lugar longe, antigo, arcaico e pequeno e apresentar a potência de um vasto continente, berço da civilização, mãe de grandes saberes científicos e tecnológicos.

 

Ficha Técnica

Texto e Composições: KaNêga Santos

Atores criadores: André Daniel e KaNêga Santos

Músico ator: Maycon Souza

Figurinos: Leonilda Santos, Olho Místico e KaNêga Santos

Cenário: Maikon Silva

 

Faixa etária

Livre. Indicado para séries iniciais e finais do ensino fundamental.

Duração

40 minutos

Necessidades Técnicas:

O espetáculo pode ser encenado em escolas, ruas, praças, museus e teatros. O propósito de Baquetá é aumentar o contato direto com o público e estabelecer interação durante todo o enredo da peça. Para tanto, o público é organizado no formato “semi-arena”, em volta do cenário e dos atores, sentados no chão.

Para a realização do espetáculo é necessário:

 

- parede que possua parede com pregos ou varas, ou árvores para amarrar um cenário cortina de aprox. 3m por 2,5m.

- espaço para preparação dos atores (com banheiro e espelho);

- lanche para a equipe (alguns brincantes são vegetarianos);

- estacionamento.

Grupo Baquetá logo
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook Classic
  • Google+ App Icon