BaQueTiNhÁ

O Grupo Baquetá apresenta composições próprias que falam do encantamento com o mundo, aprendizados da vida e lembranças, transportando crianças e adultos para um universo lúdico e musical. Jogos de mãos, cirandas, teatro de bonecos e acalantos também fazem parte dessa grande brincadeira que é o Baquetinhá. 

Além disso, o espetáculo tem como base as expressões da cultura popular brasileira, sobretudo a afro-brasileira e os saberes indígenas, oferecendo aos espectadores a oportunidade de conhecer a variedade cultural de diversas regiões do Brasil, além de aprender sobre a história do seu país e dos seus antepassados.

Segundo Angela Elizabeth Lühning é “fundamental trabalhar estas manifestações (...) da cultura do país como um todo, como algo vivo e significativo que oferece uma alternativa muito importante para a educação e [vivência musical], trazendo outros conceitos de música, de sua transmissão e interação” (LÜHNING, 1999, p.59). O Grupo Baquetá foca em manifestações dos povos indígenas e da população afro-brasileira, que muitas vezes são vistos de maneira exótica, ou com preconceito, inclusive nos livros didáticos.

Quando todos conhecem as manifestações dessas populações e sua importância, o preconceito é revertido em conhecimento. 

Uma das preocupações do Grupo Baquetá é colocar em prática as leis federais 10.639/03 e 11.645/08, que incluem a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas nos currículos escolares.

Baquetinhá: brincadeiras musicais estabelece um espaço de vivência artística e cultural e estimula a coletividade, através das rodas e interações musicais entre os músicos e a plateia e entre as diferentes faixas etárias que participam do espetáculo. 

O grupo estimula a ludicidade, o brincar. “Vivenciar uma experiência lúdica em grupo é muito diferente de praticá-la sozinho. O grupo tem a força e a energia do grupo; ele se movimenta, se sustenta, estimula” (Luckesi, 2002, s/p). E quando é feito entre diferentes idades, estimula o respeito às diferentes gerações.

Duração: 50-60 minutos

Pra quem é o Baquetinhá? 

O espetáculo Baquetinhá foi pensado para todo mundo, crianças e adultos.  

A concepção do espetáculo abarca os alunos de instituições de ensino público e privado, nos âmbitos da educação infantil e do ensino fundamental 1 (1o ao 5o ano), tanto nas modalidades de ensino regular quanto especial. 

 

Objetivos: 

O principal objetivo do espetáculo “Baquetinhá” é possibilitar o contato direto com o público e estabelecer interação durante todo o desenvolvimento da apresentação. A partir dessa troca, é possível focar na relação das crianças com os adultos, que também participam do espetáculo, e propiciar a expressão corporal e artística de todos, incentivando o brincar, o cantar e o dançar. 

Os outros objetivos do espetáculo são: 

- promover interação entre diferentes faixas etárias através de rodas e da criação coletiva partindo de manifestações populares brasileiras; 

- proporcionar expressão corporal dos participantes, através de jogos teatrais, dança e percussão corporal; 

- estimular a criatividade através de exercícios de improvisação musical e corporal; 

- incentivar o conhecimento e respeito pelas diferentes manifestações brasileiras, sobretudo afro-brasileiras e indígenas; 

- oferecer um espaço de brincadeira e estímulo da imaginação, tanto das crianças, quanto dos adultos.

O que precisa pra se formar a roda Baquetinhá 

O espetáculo pode ser apresentado em escolas, nas ruas, praças, casas de festas infantis e teatros. O propósito de Baquetinhá: brincadeiras musicais é aumentar o contato direto com o público e estabelecer interação durante todo o desenvolvimento da apresentação. Para tanto, o público é organizado no formato “semi-arena”, em volta do cenário e dos músicos. Podem estar sentados em cadeiras ou no chão. 

Para a realização do show é necessário: 

- espaço de 4m2 para a disposição dos instrumentos e dos músicos (com tomadas 110v) 

- espaço para preparação dos músicos (com banheiro e espelho); 

- lanche para a equipe (vegetariano); 

- estacionamento. 

Ficha técnica 

Direção Musical: Grupo Baquetá 

Produção: KaNêga Santos 

Assistente de Produção: Maikon Silva 

Músicos: KaNêga Santos, Maycon Souza e Petrus Cuesta

Ator: André Daniel

Cenografia: Naiarte e Maikon Silva

Figurino: Grupo Baquetá 

Grupo Baquetá logo
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook Classic
  • Google+ App Icon